Conheça nossa história
A Tacolindner carrega em sua história mais de sete décadas de amor pela madeira. Fundada por Hary Heins Lindner (1927 - 2021), pioneiro do setor, a empresa se destaca por suas inovações e pelo compromisso com a sustentabilidade.
Detentor de diversas patentes de invenção, Hary não apenas criava produtos excelentes e duráveis, mas também trabalhava para reduzir ao máximo o impacto ambiental. O Linpiso, por exemplo, foi um produto que permitiu revestir áreas com até 10 vezes menos madeira em comparação aos assoalhos convencionais.
A história de Hary com a madeira começou muito cedo. Seguindo os passos do pai, ele começou a trabalhar na Móveis Cimo, ainda durante a adolescência. A empresa foi uma importante referência na fabricação de móveis no Brasil, chegando a ter sedes em diversas cidades. Aos 18 anos, Hary alcançou o cargo de mestre de fábrica na unidade de Joinville e ajudou a empresa a bater recordes de produção.
Em 1951 Hary decidiu fundar sua própria empresa, que se especializava na fabricação de tacos de madeira, o que lhe rendeu o apelido de "Taco" e motivou a alteração do nome da empresa para Tacolindner, que se manteve desde então.
Ainda na década de 1960, quando o tema ambiental era pouco discutido, Hary adquiriu áreas de floresta para ter sua própria fonte de matéria-prima, um total de 10.000ha. Uma dessas áreas é o Caetezal, que é responsável por abastecer 70% da água da região de Joinville e Araquari, no norte de Santa Catarina. Quando Hary percebeu a importância dessa floresta para a região, decidiu abrir mão do lucro e solicitou aos órgãos ambientais que a área fosse tombada e transformada em área de preservação. Em 1977 foi reconhecida como Refúgio Particular de Animais Nativos (REPAN), sendo reclassificada em 2001 como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A RPPN Caetezal abrange uma área de 5.600ha e além de abastecer a água da cidade, cumpre um papel de extrema importância na manutenção da biodiversidade da região. Aliado a isso, Hary revolucionou o setor com diversas inovações em produtos e processos, que visavam melhorar o aproveitamento da madeira, reduzindo a derrubada de árvores. Desta forma, a Tacolindner se consolidou como referência importante no manejo florestal sustentável, o que na época Hary chamava simplesmente de "uso racional dos recursos naturais" e considerava nada mais que sua obrigação enquanto empresário do setor.
Embora a fábrica tenha encerrado suas atividades no início dos anos 2000, a Tacolindner dispõe de uma grande variedade de produtos acabados e madeira serrada em sua ponta de estoque. Se você busca revestimentos de madeira que unem qualidade, história e respeito ao meio ambiente, entre em contato conosco e encontraremos a solução ideal para o seu projeto!